Medicina geral e familiar

Medicina Geral e Familiar

A Medicina Geral e Familiar (MGF) do Centro Clínico Vouga, articula-se com todas as outras especialidades médicas, cirúrgicas e de diagnóstico.

Desempenha um papel central na sinalização de outras especialidades e na integração e continuidade dos cuidados assistenciais. O médico de família é um especialista treinado nos princípios da sua disciplina, ou seja, é um médico que deve ter visão personalista e holística em relação ao seu paciente, assegurando cuidados clínicos abrangentes e continuados a todos os indivíduos que o procurem, independentemente, da idade, sexo ou afeção. O exercício da MGF implica cuidar de cada indivíduo no contexto da sua família, comunidade e cultura, respeitando sempre a autonomia do seu paciente.
O médico de família reconhece ter uma responsabilidade profissional junto da comunidade que serve. Ao negociar um plano de cuidados de saúde com o seu paciente, nele enquadra fatores físicos, psicológicos, sociais, culturais, existenciais e humanistas, recorrendo ao inestimável conhecimento e à confiança gerados pela continuidade dos contactos. Exerce o seu papel profissional promovendo a saúde, prevenindo a doença e prestando cuidados curativos, de acompanhamento ou paliativos, quer diretamente, quer através dos serviços de outros, consoante as necessidades de saúde e os recursos disponíveis no seio da comunidade servida, auxiliando ainda os pacientes, sempre que necessário, no acesso àqueles serviços.

Profissionais